Eventos

ElevenPaths Talks

 

Big Data y la Seguridad por Leandro Bennaton

28 de Abril de 2016. O título deste capítulo não é por acaso. Big Data não é uma tecnología única, mas sim uma combinação de velhas e novas tecnologias que ajudam as empresas na tomada de decisões, fornecendo modelos de negócios dinâmicos. Não perca esta Webcast onde Leandro Bennaton, CSA de ElevenPaths no Brasil irá discutir sobre as palabras da moda: Big Data, Segurança, Internet das coisas ... e as nossas tecnologias especializadas Tacyt e Sinfonier. Preparado para ver!




Big Data não é uma tecnologia única, mas sim uma combinação de velhas e novas tecnologias que ajudam as empresas nas tomadas de decisões, proporcionando dinamismo aos modelos de negócio. Por definição Big Data é qualquer tipo de fonte de dados que tenha pelo menos três características compartilhadas de dados: grandes Volumes, alta Velocidade e ampla Variedade. Este grande volume de dados, está sendo potencializado pela consumerização dos IoT, “Internet das Coisas” que ganha real significado quando todo este volume de dados armazenados passa a ser analisados, a chave sempre será como estes dados serão utilizados. 

O Facebook, por exemplo, coleta cerca de 250 Terabytes por dia, o que permite a análise de comportamentos e tendências históricas de longo prazo, aplicado a Segurança o Big Data poderia ajudar a identificar quando um ataque começou e qual foi o passo a passo do atacante. É assim com utilizamos na ferramenta Tacyt da ElevenPaths, que atua no monitoramento e análise de ameaças móveis, tendo em sua base de milhões de apps e um desafio de tratar este grande volume de dados permitindo realizar consultas complexas e receber os resultados de retorno em um tempo adequado.

Você acha que seria possível que o Big Data transforme como trabalhamos em Segurança da Informação? Sabemos que muitas empresas estão equipadas com produtos de segurança tradicionais, como o SIEM para tratar esta grande quantidades de dados, contudo  como o Big Data poderia aprimorar a Segurança da Informação? O Gartner previu em 2014 que uma a cada quatro grandes empresas adotarão soluções de análise de Big Data em SI e setores anti-fraude, ainda em 2016. O processamento do Big Data pela Telefonica é possível através do Sinfonier, uma ferramenta de Big Data para uso da comunidade de desenvolvedores e pesquisadores da área de Segurança, aplicada a Cyber Segurança, para tratar das analises de informações da internet em tempo real, visando buscar uma melhorar a eficiência do processo de analise dos dados e identificação de fraquezas no uso de controles e até prevenir que incidentes aconteçam, reduzindo os riscos de cyber segurança e aumentando a agilidade na resposta a incidentes. 

É desta forma que as organizações devem estar preparadas para responder às ameaças, atuais e futuras, esta é uma condição indispensável para um ambiente on-line mais seguro!